Ilhados

Em cartaz no Centro Cultural do Ministério Público até o dia 29 de abril. Visitação gratuita. Agendamentos pelo WhatsApp: (98) 99200 2719.

(há) cessibilidade

Com o avanço das discussões sobre a deficiência no âmbito social e cultural, a falta de acessibilidade passou a ser percebida como um fator que contribui para a invisibilidade das pessoas com deficiência e que revela uma violência normativa, que privilegia algumas vidas em detrimento de outras, convocando a sociedade para reflexões sobre as barreiras que dificultam a participação das pessoas com deficiência no cenário sociocultural.

Nesse sentido, a Exposição Ilhados parte da inquietação do trio de artistas maranhenses, o coletivo “Os Dalí”, diante dos depoimentos sobre as dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência percebidas na cidade de São Luís – Maranhão.

A exposição conta com uma série de nove fotografias e quatro instalações artísticas, além de recursos de tecnologia assistiva como: QR Code com áudio descritivo e MP3 com áudio descritivo que pretendem discutir, refletir e problematizar sobre a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência em várias instâncias.

Coletivo Os Dalí

A arte não tem obstáculos
sou

O Coletivo Os Dalí é composto por três artistas e arte educadores maranhenses: Edi Bruzaca, Hugo Alves e Palloma de Castro. O coletivo se destina à pesquisa e desenvolvimento de projetos voltados à Acessibilidade Cultural para PcD. Além disso, individualmente os artistas desenvolvem trabalhos com estética surrealista, por isso o nome “Os Dalí”, como uma referência ao ilustre e notável artista Salvador Dalí.

Os artistas

EDI BRUZACA @edibruzaca

Edi Bruzaca é graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Maranhão. Conheceu o graffiti em meados dos anos 2000. Busca em seu trabalho uma linguagem lúdica, explorando os estilos de graffiti, misturando realidade urbana com o universo onírico, destacando traços, cores e texturas que dão movimento e equilíbrio a sua obra.

PALLOMA DE CASTRO @pahdecastro

Palloma de Castro é artista, arte educadora pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mediadora cultural, especialista em Metodologias Ativas, Neuropsicopedagogia e Educação Especial.

HUGO ALVES @jerlysonhugo

Hugo Alves é artista visual, graduado de Artes Visuais na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e técnico em Multimídia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *