São Luís, de Gente e de Luz

Exposição de fotografias de Fozzie homenageia São Luís

A exposição São Luís, de Gente e de luz, do fotógrafo Fozzie, é formada por um conjunto de quarenta imagens, cujo tema é a capital maranhense, que completa 409 anos no dia 8 de setembro.

A exposição física poderá ser visitada a partir do dia 9 de setembro, nos Espaços de Artes Ilzé Cordeiro (Centro Cultural do Ministério Público) e Márcia Sandes (Procuradoria Geral de Justiça) até o dia 1º de outubro. O agendamento pode ser feito pelo email centrocultural@mpma.mp.br ou por WhatsApp, no número (98) 99200 2719.

José Miranda Jr., o Fozzie

Fozzie iniciou-se na fotografia por hobbie, mas acabou sendo seduzido pelas potencialidades da arte. Hoje entende a fotografia como um meio de se comunicar com o mundo. E, ao registrar esse mesmo mundo, acaba por entender melhor quem é e quem somos.

Algumas experiências:

– Menção Honrosa no 5° Photo Nature Brasil, 2021, com a foto “Espinhos nos Lençóis”. Além disso, mais 5 fotos foram aceitas no referido concurso.

– Finalista (3° Lugar) – 2° Edição do Concurso de Fotografia FOTOSURURU – 2020, com o tema “A Suspensão do Tempo”.

– Participação na Convocatória “Eu Conheço um Lugar”, promovido pela galeria virtual ‘Segundo Olhar’.

– Participação na convocatória para a Exposição Coletiva “Humanidade e sua humanidade”, promovida pelo Amparo em Foco – Festival de Fotografia de Amparo/SP, com o tema ‘Esperança’.

– Participação no 9º Salão Nacional de Arte Fotográfica ABCclick.

– Participação na XXXI Bienal de Arte Fotográfica Brasileira Preto e Branco;

– Participação na Exposição “São Luís de Maré e Memória”, promovida pela Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP.

Invisíveis, fotografia exposta exclusivamente online.

A cidade invisível

Cidade ladeira abaixo, cidade ladeira acima

Cidade exposta ao mar, exposta ao vento

Cidade que canta, encanta

Grita de alegria e grita de dor

Cidade dos azulejos, das pedras de cantarias, de ruas estreitas

Cidade dos porões, dos salões fartos, das festas, dos choros e das velas

Cidade dos becos, ruelas

Cidade do passado, cidade do presente

Cidade das festividades, das toadas, ritos religiosos e matrizes culturais

Cidade de gente 

Que tece a vida, que sonha

Que canta, sorri, encanta

Cidade viva, que o tempo deixa suas marcas

Cidade de gente, com seus saberes, suas dores e suas quimeras

Que voam para além das fachadas e das correntes

Cidade visível de pessoas INVISÍVEIS.

Dulce Serra Moreira / Curadoria

São Luís, de Gente e de Luz

No início do século XVII, na Europa nascia Luis XIII. Nas Américas, uma década após, nasceria o forte de Saint-Louis, em homenagem a esse menino, que se tornou Rei da França.

São Luís nasceu do mar. Nasceu no mar, no ‘Maragnon’. Deste rio que corre.

Entre rios, entre Mares, entre impérios, entre o sertão e a floresta, sua vocação natural sempre foi a heterogeneidade. E essa mistura, de gente, de sabores, e de cores – moldou a ilha.

De Daniel de La Touche a Jerônimo de Albuquerque, passando por Donana Jansen, e tantas outras personalidades, a ilha se criou. Cresceu, expandindo-se horizontalmente e verticalmente. A ponto de uma cisão entre uma São Luís de outrora – com seus casarões históricos, seus largos poéticos, um mundo de saudades – e uma moderna São Luís, com seus prédios, carros, avenidas e todas as desigualdades inerentes aos grandes centros urbanos.

E é cá nesse ponto, em que nos encontramos. A presente exposição tem a ambição de trazer um pouco dessa São Luís. Um pouco desse tudo, dessa mistura sem fim – o cotidiano, o bucólico, o urbano, o invisível, o sol, a lua, o mar, entre tantos os protagonistas que fazem parte dessa seleção de imagens – dessa São Luís, de Gente e de Luz.

Fozzie (José Miranda Jr.), em 29/08/2021

Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *