
A seleção dos quadros para a exposição foi feita pela ótica do Projeto Paralelas Convergentes, desenvolvido no âmbito do ECI Museum, que tenta reunir as características que se encontram em pontos de intercessão de culturas, independentemente da sua localização geográfica. Laços de Sangue têm a ver com nossa ligação ancestral, com família que ultrapassa os limites territoriais, que se opõe a toda e qualquer guerra. As obras em exposição retratam o florescer da Ucrânia, pessoas e paisagens ainda intocáveis.

As obras estão expostas no Espaço de Artes Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça. A entrada é gratuita e a exposição permanece em cartaz até o dia 31 de maio.





















ECI – Evgeny Solomonovich Itskovich

Artista plástico, poeta e escritor, Evgeny Solomonovich Itskovich ou ECI, é natural de Kiev, atual Ucrânia. Passou boa parte de sua vida em Moscou, Rússia, até mudar para São Luís, onde permanece até os dias atuais. Começou a trajetória artística na literatura, escrevendo poesia desde a adolescência. Aos vinte anos, seus poemas foram publicados em periódico. Em 1995 foi lançado seu livro de poesias Placas do Coração.
Começou a pintar um pouco depois, no ano de 2002, em função do seu segundo livro, intitulado Afresco de Outono, finalizando 85 quadros na técnica de óleo sobre tela. Em 2005 realizou sua primeira exposição na Galeria Asti, em Moscou e logo uma parte de suas obras entrou para a edição do disco-catálogo Artistas plásticos de Moscou 2005.
Em 2006, ao mudar-se para o Maranhão, passou a realizar exposições e atividades artísticas localmente e inaugurou, em 2010, o Espaço Cultural Russo – ECI Museum, contendo um acervo permanente com cerca de 200 de suas obras e mais de 100 de outros artistas.